Home
O que é o VIGIA
O que é o VIGIA
Perguntas Frequentes
Notificação
Noticias
Contactos
Defnições


PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o VIGIA?
O VIGIA é um sistema de vigilância de suplementos alimentares que consiste na detecção, avaliação, gestão e prevenção de acontecimentos adversos relacionados com a utilização de suplementos alimentares. Pretende-se garantir a monitorização contínua dos suplementos alimentares integrados no sistema VIGIA, durante todo o seu ciclo de vida, sobretudo a partir do momento em que estes são colocados no mercado, conferindo um elevado nível de protecção para os consumidores de forma similar ao que já sucede com a monitorização de efeitos adversos nos medicamentos (Farmacovigilância).
Para que o consumidor possa identificar facilmente os suplementos alimentares integrados no VIGIA, estes apresentam na sua embalagem o logótipo VIGIA (Logo).
O VIGIA foi desenvolvido e implementado por uma equipa pluridisciplinar de profissionais de saúde, entre os quais, Médicos, Farmacêuticos e Peritos Externos credenciados na área da Fitoterapia. Este Núcleo é responsável por, efectuar o registo, análise e avaliação criteriosa de notificações de acontecimentos adversos dos suplementos alimentares, de uma forma isenta e objectiva, tendo por base os aspectos técnicos e científicos disponíveis acerca dos produtos. Toda a informação recolhida pelo VIGIA constitui um importante contributo para aumentar os conhecimentos sobre a segurança dos suplementos alimentares e seus agentes bioactivos proporcionando por sua vez ferramentas valiosas para aumentar o nível de segurança e satisfação dos consumidores.

Acontecimento Adverso
Qualquer manifestação não desejada que ocorre num indivíduo após a toma de um suplemento alimentar e em que não exista necessariamente uma suspeita de nexo de causalidade entre essa manifestação e a utilização desse produto.

Acontecimento Adverso inesperado
Qualquer manifestação não desejada, não descrita no suporte bibliográfico científico relativo aos constituintes do suplemento alimentar, incluindo aquele cuja natureza, intensidade ou evolução difere dos referidos na bibliografia.

Quando Notificar um acontecimento adverso?
Sempre que após a toma de um suplemento alimentar integrado no VIGIA, ocorrer ou se suspeitar da ocorrência de um acontecimento adverso, descrito ou não na rotulagem, deverá ser efectuada uma notificação ao VIGIA.
A notificação ao VIGIA deverá ser efectuada no menor período de tempo possível.

Quem deve notificar?
O consumidor no qual se manifestou um acontecimento adverso.

Como Notificar?
Pode efectuar-se a notificação através de uma das seguintes três vias de comunicação:
  • Através do N.º Azul 808 20 10 70 ( Horário de expediente: de segunda a sexta-feira das 08h30m às 17h30m)
  • Através do preenchimento da ficha de notificação disponível em www.vigia.labialfarma.com
  • Através do preenchimento da ficha de notificação ao seu dispor nos pontos de venda e posterior envio por correio (RSF, não necessita selo).

Nota: De forma a garantir a análise adequada da notificação é necessário que as informações contidas sejam as mais detalhadas e sejam preenchidos todos os dados solicitados. Podem ainda ser solicitados dados adicionais, se necessário, de forma a facilitar e optimizar a intervenção do Núcleo VIGIA.

Como é efectuado o seguimento da Notificação?
Após o registo da notificação, o Núcleo VIGIA faz a análise da mesma e avalia a eventual existência de relação causal entre o descrito e  a toma do produto em questão.
Uma vez obtido o resultado desta avaliação, o mesmo será comunicado ao responsável pela notificação e ao responsável pela comercialização do produto em questão.

Para quê fazer uma notificação, quais as vantagens?
Contribuir para a promoção da segurança dos suplementos alimentares, minimizando o risco e maximizando o benefício.

Elevar o nível de protecção da saúde dos consumidores.